O blogue e as suas utilizações educativas

Podemos definir blogue como uma página web que tem como objetivo a sua atualização constante, através de posts, que vão seguir uma ordem cronológica(Gomes, 2005). É importante referir que os blogues utilizam mecanismos que vão permitir e facilitar a criação, a edição e a manutenção de uma página web. (Coutinho, 2006)
No que toca ao uso de blogues nas escolas, estes são criados por professores e alunos de forma a construir portfólios digitais, registar investigações e acima de tudo são utilizados para partilhar ideias (Peres, 2006). É ainda importante referir que a criação de blogues pode ainda promover o trabalho em grupo entre os alunos, e o espírito de cooperação entre professores e alunos.



Referências bibliográficas:

Coutinho, C. P. (2006). Utilização de blogues na formação inicial de professores. “Proceedings of the International Symposium on Computers in Education, 8, Leon, Espanha, 2006.”Vol. 2.

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria: Universidade do Minho – Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa .

Peres, P. (2006). Edublogs como mediadores. pp. 189-199.



Comentários

  1. O artigo expõe apenas o essencial de forma sucinta, parecendo-nos importante acrescentar o facto de um blogue ser de livre acesso, que, normalmente retrata um ou mais temas específicos, e ainda que, atualmente, já existem vários tipos de blogues. Cada blogue pode ter posts de diversos formatos, criando a possibilidade de interação através dos comentários dos leitores.
    Quanto aos exemplos referidos, são claros, mas poderiam acrescentar também os e-cadernos ( uma vez que atualmente já se fala nos manuais escolares, então porque não informatizar tudo), e ainda que, estes blogues podem ter fins curriculares ou extracurriculares.
    As referências bibliográficas estão bem estruturadas e, como sugestão, gostaríamos de aconselhar as colegas a colocarem o texto justificado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário