Penso usar as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula?

Nos dias de hoje, devido ao fenómeno da globalização tornou-se praticamente impossível viver sem as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), sendo que nos encontramos constantemente rodeados por estas. É então importante falar sobre a importância destas e quais os benefícios e malefícios que podem trazer consigo.

Como todos nós sabemos, hoje em dia a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida, tornando tudo muito mais rápido e acessível, no entanto na área da educação esta não evoluiu o suficiente como para acompanhar este desenvolvimento das TIC.

“A discussão do papel das TIC no processo de ensino /aprendizagem e a problemática da integração curricular na Educação são questões relevantes da atualidade. É igualmente focado o uso da Internet nas escolas, e a apropriação por parte dos alunos e dos professores de capacidades que lhes permitam trabalhar com as referidas TIC.” (Gonçalves, 2012)

Podemos então dizer que os professores têm um papel fundamental de incentivar e incluir os alunos no uso das TIC. Estes têm de estar preparados e atualizados para ensinar os alunos sobre a utilização correta das TIC, o que muitas vezes não acontece visto que “a utilização das TIC nas escolas ainda se encontra aquém do desejável. Muitos estabelecimentos de ensino ainda não têm recursos suficientes e inúmeros professores não estão preparados para os usar” (Ferreira & Monteiro). Isto deve-se principalmente a três fatores: primeiro, o fato de muitos professores não terem o tempo necessário para trabalhar as TIC em sala de aula visto que muitas vezes não têm uma hora disponível para tal pois têm metas curriculares a cumprir; segundo, o fato da quantidade de professores habilitados a trabalhar com as TIC ser bastante reduzido o que leva a que não se sintam à vontade com estas tecnologias; terceiro, o fato de muitos docentes não se mostrarem predispostos a aprender a trabalharem com as TIC pois já estão habituados a sua forma de trabalho.

Na nossa opinião, consideramos que as TIC são algo essencial na sala de aula pois tornam a participação do aluno mais ativa e fá-lo sentir mais interessado no processo de aprendizagem devido a ter de desenvolver estratégias de pesquisa, a descobrir por ele próprio e a colaborar com os colegas de forma a atingir um objetivo comum.

No entanto, para o uso das TIC é necessário existir uma série de mudanças no sistema educativo tais como o investimento na qualificação de docentes de forma a que estes fiquem mais habilitados a trabalhar com as TIC, nomeadamente com o office e o windows; o fornecimento de tablets ou outro dispositivo móvel aos alunos do 1º ciclo de forma a que estes ganhem logo contacto com as TIC; a criação de aulas extracurriculares de informática de forma a capacitar e incentivar os alunos a desenvolverem os seus conhecimentos na área e a tirarem as suas dúvidas com o professor.

Outro aspeto importante referir é que apesar de haver bastantes benefícios no uso das TIC, existe também uma série de malefícios., tal como dizem Ferreira e Monteiro, citando Livingstone (2002), visto que “Se por um lado, as crianças são "supostamente a geração digital', elas são também vulneráveis aos riscos das novas tecnologias da informação e comunicação".
Alguns destes malefícios mais relevantes passam por: perigos da internet – quando o aluno navega sem supervisão está sujeito a diversos perigos como conhecer estranhos, fazer compras online indevidas, frequentar sites não apropriados à idade, etc -; exposição a violência – hoje em dia, a distância de um click, os alunos podem ter acesso a sites ou programas que utilizam a violência em excesso, o que pode levar a comportamentos mais agressivos; vício – o uso em demasia das tecnologias pode levar ao desenvolvimento de um vício sobre estas; sedentarismo – a utilização indiscriminada das TIC pode originar o sedentarismo nos alunos, fazendo com que estes fiquem longas horas presos ao ecrã do computador.

De forma a combater estes malefícios os professores devem de trabalhar em conjunto com os pais, sensibilizando os alunos para o uso correto das TIC, sempre em segurança e supervisionados. De acordo com Ferreira & Monteiro “O próprio papel dos pais e dos professores deverá estar mais facilitado, uma vez que também eles farão parte da geração digital. Entretanto, há sempre formas de encontrar informação. Na própria Internet, em sites como o Sítio dos Miúdos, o Eukidsonline, a Internet Segura, o Seguranet ou Miúdos Seguros na Net.

Para concluir, achamos que é de grande importância o uso das TIC, pois estas têm bastantes pontos positivos tais como: estimulação do aluno, auxílio no desempenho, maior integração entre alunos e professores, tornar as aulas mais interessantes e inovadoras e melhorar a qualidade da educação.

Não nos podemos esquecer que a internet tem um enorme espaço de aprendizagem, de partilha de informações e de recursos educativos. Recursos esses que podem ser blogs, comunidades virtuais (Facebook, instagram, linked in, etc..) e plataformas de aprendizagem (moodle, e-mail, e-learning. videos aula, dicionários etc..).

O professor deve de estimular a curiosidade do aluno, procurando desenvolver a autonomia deste e o seu espírito critico, o qual é fundamental para que o aluno tenha uma atitude positiva face ao ensino e a aprendizagem. As TIC juntamente com o conhecimento do professor tornam-se um grande benefício, os quais devem de trabalhar em conjunto em prol do aluno.



Referências Bibliográficas

Ferreira, P., & Monteiro , A. F. (2009). EDUSER: revista de educação Vol.1. Riscos de Utilização das TIC, pp. 92-97.
Gonçalves , A. R. (outubro de 2012). O Papel das TIC na Escola, na Aprendizagem e na Educação, pp. 12-23.

Pocinho, R., & Gaspar , J. (2012). Exedra nº6 . O uso das TIC e as alterações no espaço, pp. 144-150.

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