Nos dias de hoje,
devido ao fenómeno da globalização tornou-se praticamente impossível viver sem
as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), sendo que nos encontramos
constantemente rodeados por estas. É então importante falar sobre a importância
destas e quais os benefícios e malefícios que podem trazer consigo.
Como todos nós sabemos,
hoje em dia a tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida, tornando
tudo muito mais rápido e acessível, no entanto na área da educação esta não
evoluiu o suficiente como para acompanhar este desenvolvimento das TIC.
“A
discussão do papel das TIC no processo de ensino /aprendizagem e a problemática
da integração curricular na Educação são questões relevantes da atualidade. É
igualmente focado o uso da Internet nas escolas, e a apropriação por parte dos
alunos e dos professores de capacidades que lhes permitam trabalhar com as
referidas TIC.” (Gonçalves,
2012)
Podemos então dizer que
os professores têm um papel fundamental de incentivar e incluir os alunos no
uso das TIC. Estes têm de estar preparados e atualizados para ensinar os alunos
sobre a utilização correta das TIC, o que muitas vezes não acontece visto que “a utilização das TIC nas escolas ainda se
encontra aquém do desejável. Muitos estabelecimentos de ensino ainda não têm
recursos suficientes e inúmeros professores não estão preparados para os usar” (Ferreira
& Monteiro). Isto deve-se principalmente a três fatores: primeiro, o fato de
muitos professores não terem o tempo necessário para trabalhar as TIC em sala
de aula visto que muitas vezes não têm uma hora disponível para tal pois têm
metas curriculares a cumprir; segundo,
o fato da quantidade de professores habilitados a trabalhar com as TIC ser
bastante reduzido o que leva a que não se sintam à vontade com estas
tecnologias; terceiro, o fato de
muitos docentes não se mostrarem predispostos a aprender a trabalharem com as
TIC pois já estão habituados a sua forma de trabalho.
Na nossa opinião,
consideramos que as TIC são algo essencial na sala de aula pois tornam a
participação do aluno mais ativa e fá-lo sentir mais interessado no processo de
aprendizagem devido a ter de desenvolver estratégias de pesquisa, a descobrir
por ele próprio e a colaborar com os colegas de forma a atingir um objetivo
comum.
No entanto, para o uso
das TIC é necessário existir uma série de mudanças no sistema educativo tais
como o investimento na qualificação de
docentes de forma a que estes fiquem mais habilitados a trabalhar com as
TIC, nomeadamente com o office e o windows; o fornecimento de tablets ou outro dispositivo móvel aos alunos do 1º
ciclo de forma a que estes ganhem logo contacto com as TIC; a criação de aulas extracurriculares de
informática de forma a capacitar e incentivar os alunos a desenvolverem os seus
conhecimentos na área e a tirarem as suas dúvidas com o professor.
Outro aspeto importante
referir é que apesar de haver bastantes benefícios no uso das TIC, existe
também uma série de malefícios., tal como dizem Ferreira e Monteiro, citando
Livingstone (2002), visto que “Se por um
lado, as crianças são "supostamente a geração digital', elas são também
vulneráveis aos riscos das novas tecnologias da informação e comunicação".
Alguns destes
malefícios mais relevantes passam por:
perigos da internet – quando o aluno navega sem supervisão está sujeito a
diversos perigos como conhecer estranhos, fazer compras online indevidas,
frequentar sites não apropriados à idade, etc -; exposição a violência – hoje em dia, a distância de um click, os
alunos podem ter acesso a sites ou programas que utilizam a violência em
excesso, o que pode levar a comportamentos mais agressivos; vício – o uso em demasia das
tecnologias pode levar ao desenvolvimento de um vício sobre estas; sedentarismo – a utilização
indiscriminada das TIC pode originar o sedentarismo nos alunos, fazendo com que
estes fiquem longas horas presos ao ecrã do computador.
De forma a combater
estes malefícios os professores devem de trabalhar em conjunto com os pais,
sensibilizando os alunos para o uso correto das TIC, sempre em segurança e
supervisionados. De acordo com Ferreira & Monteiro “O próprio papel dos
pais e dos professores deverá estar mais facilitado, uma vez que também eles
farão parte da geração digital. Entretanto, há sempre formas de encontrar
informação. Na própria Internet, em sites como o Sítio dos Miúdos, o
Eukidsonline, a Internet Segura, o Seguranet ou Miúdos Seguros na Net.
Para concluir, achamos
que é de grande importância o uso das TIC, pois estas têm bastantes pontos
positivos tais como: estimulação do
aluno, auxílio no desempenho, maior integração entre alunos e professores,
tornar as aulas mais interessantes e inovadoras e melhorar a qualidade da
educação.
Não nos podemos
esquecer que a internet tem um enorme espaço de aprendizagem, de partilha de
informações e de recursos educativos. Recursos esses que podem ser blogs,
comunidades virtuais (Facebook, instagram, linked in, etc..) e plataformas de
aprendizagem (moodle, e-mail, e-learning. videos aula, dicionários etc..).
O professor deve de
estimular a curiosidade do aluno, procurando desenvolver a autonomia deste e o
seu espírito critico, o qual é fundamental para que o aluno tenha uma atitude
positiva face ao ensino e a aprendizagem. As TIC juntamente com o conhecimento
do professor tornam-se um grande benefício, os quais devem de trabalhar em
conjunto em prol do aluno.
Referências
Bibliográficas
Ferreira, P., & Monteiro , A. F. (2009). EDUSER:
revista de educação Vol.1. Riscos de Utilização das TIC, pp. 92-97.
Gonçalves , A. R.
(outubro de 2012). O Papel das TIC na Escola, na Aprendizagem e na
Educação, pp. 12-23.
Pocinho, R., & Gaspar
, J. (2012). Exedra nº6 . O uso das TIC e as alterações no espaço, pp.
144-150.
Comentários
Enviar um comentário