Reflexão: Cidadania Digital


No passado dia 3 de dezembro de 2018 no âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação tivemos a oportunidade de assistir a uma Aula Aberta sobre Cidadania Digital, a qual foi dada pelo prof. João Torres. Como é de conhecimento de todos, as tecnologias têm entrado nas nossas vidas de uma forma abrupta e hoje em dia usamo-las a nível pessoal, profissional entre muitos mais, sendo bastante importante saber quais os comportamentos a adotar neste novo mundo digital, pois como em tudo, temos que ter certos cuidados mas também temos direitos e deveres, e é a partir destas questões que surge a Cidadania Digital, “podendo então ser definida como as normas do comportamento adequado e responsável comportamento em relação ao uso da tecnologia”. (Morais, 2011).

Todos nós frequentemente temos conhecimento de casos e de comportamentos menos adequados no que toca ao uso das tecnologias, nomeadamente fraudes, casos de bullying que é promovido muitas das vezes através de vídeos ou posts nas redes sociais e até casos de crimes mais graves, pois as pessoas conhecem-se através da internet e não sabem quem está do outro lado e o que pode acontecer quando se encontram cara a cara, pois as intenções de uma das partes podem não ser as melhores. É então importante sabermos fazer um uso correto da internet, de forma a não nos virmos a prejudicar.
Grande parte de nós tem algum tipo de rede social, e é aqui essencialmente que temos que ter cuidado com o que partilhamos, pois mais tarde os conteúdos que foram partilhados podem vir a ser usados contra nós, e um exemplo prático disso é que hoje em dia se nos candidatarmos a um trabalho, muito possivelmente a pessoa que está a tratar do processo de recruta vai pesquisar as nossas redes sociais para saber um pouco mais sobre nós, e se tivermos algo menos apropriado nas nossas páginas muito facilmente iremos ser excluídos e perder a hipótese de ser contratados. Um outro aspeto no qual eu fiquei a refletir depois da Aula Aberta, foi o facto de tudo o que nós partilhamos nas nossas redes sociais e até as mensagens que enviamos ficam sempre registadas em alguma plataforma, sendo que se pessoas com intenções menos boas quiserem, pode arranjar forma de lhes aceder, o que faz com devamos redobrar ainda mais os cuidados com o conteúdo que partilhamos através da internet e das nossas mensagens.

No meu caso pessoal eu tenho bastante cuidado com o que coloco nas minhas redes sociais, e também com quem tem acesso às minhas informações, tendo nas minhas redes sociais apenas pessoas que realmente conheço para que possa evitar algum tipo de problema. No que toca a compras online também as evito fazer, principalmente se forem coisas de valor elevado, e quando compro alguma coisa tenho sempre o cuidado de consultar opiniões sobre a plataforma onde vou comprar para ter a certeza se é algo seguro ou não, sendo que mesmo em vendedores que têm bons indicadores existe sempre a possibilidade de a compra correr mal e perdemos o nosso dinheiro.

Atendendo que hoje em dia quase todos nós usamos a internet, o mesmo se vai refletir nas crianças. Segundo a Unicef, no relatório “Situação Mundial da Infância 2017: as crianças no mundo digital” confirma a presença massiva das crianças nos ambientes digitais: um em cada três utilizadores da Internet em todo o mundo é uma criança. Torna-se então importante que desde do inicio seja controlado o usado que fazem das tecnologias e também lhes seja ensinado qual a forma correta para fazerem uso destas.

Nesta etapa a escola também pode vir a ter um papel importante pois as nossas crianças passam grande parte dos seus dias nas escolas, o que torna fundamental o trabalho por parte das equipas pedagógicas para alertar as crianças para os prós e contras e sendo que cada vez mais se tenta fazer uso das TIC nas escolas o que promove o contato das crianças com estas, faz com que seja ainda mais pertinente que os professores façam trabalho com as crianças nesse sentido. Ao consultar a bibliografia fornecida pelo professor achei bastante interessante que tenha surgido um livro que tem como fim alertar para os perigos da internet, mas tenta também mostrar aos leitores soluções de proteção para estes perigos.

Daniela Gaspar

Referências bibliográficas

boasnoticias. (s.d.). Obtido de armadilhadigital: https://boasnoticias.pt/armadilha-digital-e-um-alerta-para-os-perigos-da-internet/

Lobo, A. (26 de Janeiro de 2018). educare. Obtido de UNICEF analisa o impacto do digital na vida das crianças: https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=117442&langid=1

Morais, T. d. (2011). miudossegurosna.net. Obtido de nove-elementos-da-cidadania-digital: http://www.miudossegurosna.net/nove-elementos-da-cidadania-digital.html




Comentários