Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação (LPTIC) trata-se de uma unidade curricular que integra o plano de estudos do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica. Esta UC é lecionada por dois docentes, Tiago Falcoeiras na componente teórica e Maria Rosário Rodrigues na componente prática, sendo que ao longo do semestre foi sempre proposto a realização de diversas atividades, reflexões e documentos acerca da utilização das TIC na área da Educação.
Relativamente as expetativas que tinha sobre a UC, confesso que inicialmente achava que seria algo ligado a Língua Portuguesa ou a Informática, nunca pensando que seria uma UC que iria relacionar duas áreas tão distintas. No entanto, com o decorrer do semestre comecei a perceber como é que estas duas áreas se interligam posto que as TIC estão cada vez mais desenvolvidas e é essencial utilizá-las no ensino da Língua Portuguesa.
Como já referi anteriormente, ao longo de todo o semestre fomos elaborando diversas atividades, as quais eram posteriormente colocadas no blogue.
Na minha opinião o blogue foi dos maiores desafios de toda a UC pois para além de ser a pares (o que implicava a que existisse troca de ideias e trabalho de equipa), tratava-se também de uma plataforma que eu nunca tinha utilizado, nem fazia ideia de que pudesse ter tantas funcionalidades. No final tanto eu como a minha colega Daniela Gaspar conseguimos alcançar os objetivos que nos foram propostos, sendo o blogue e os trabalhos que o compõe o reflexo disso.
Um dos pontos fortes desta UC foi ter enriquecido o meu conhecimento do que são as TIC, pois antes quando pensava neste conceito associava-o apenas a computadores de escola. Atualmente compreendo que é muito mais do que isso, passando também, entre outros, por séries de televisão, jogos educativos, programas de computador e robots.
Consigo também agora perceber melhor a influência que as TIC têm nas crianças e nos jovens, como estas podem ser utilizadas no ensino e o quanto a escola e os professores ainda não as conseguem aproveitar, principalmente devido a falta de investimento nestas.
Relativamente as aprendizagens retiradas desta UC, as que considerei mais importantes para o meu futuro profissional como educadora/professora foram: a realização das referências bibliográficas de forma correta, alguns dos riscos e medidas preventivas para navegar na internet, a elaboração de um jogo educativo de forma a ensinar língua portuguesa de forma lúdica e a utilização dos robots na educação.
Em relação a atividade que mais gostei de fazer, a minha escolha recai sobre a tarefa dos robots na qual tínhamos de criar um “tapete” para o robot se movimentar. Considero esta atividade estimulante para as crianças pois envolve-as, na medida que são elas que controlam o robot e decidem que caminho ele deve seguir, enquanto que ao mesmo tempo vão aprendendo de uma forma interativa.
Quanto aos aspetos menos positivos realço a atividade na qual tínhamos de apresentar uma série de televisão que auxiliasse no ensino da Língua Portuguesa, tendo em conta o nosso contexto de estágio. Esta foi a atividade na qual tive maiores dificuldades, principalmente devido ao facto de não perceber como é que uma série poderia ensinar língua portuguesa, nem como é que daí poderia surgir uma atividade. No entanto, após pesquisar, aprendi que existem diversas séries que abordam essa temática e facilmente se pode criar uma atividade a partir daí, tendo esta atividade acabado por ajudar a desenvolver a minha criatividade.
Outro aspeto menos positivo foi o facto de por vezes os docentes pedirem trabalhos sobre temas diferentes para a mesma semana, pois isso levava a que tivéssemos de dividir a nossa atenção entre os dois, acabando assim por não conseguirmos darmos o nosso melhor. Uma das minhas sugestões é então que as entregas dos trabalhos sejam feitas de forma alternada, possibilitando assim mais tempo e atenção em cada um dos trabalhos.
Outro aspeto menos positivo foi o facto de por vezes os docentes pedirem trabalhos sobre temas diferentes para a mesma semana, pois isso levava a que tivéssemos de dividir a nossa atenção entre os dois, acabando assim por não conseguirmos darmos o nosso melhor. Uma das minhas sugestões é então que as entregas dos trabalhos sejam feitas de forma alternada, possibilitando assim mais tempo e atenção em cada um dos trabalhos.
Para concluir, na minha opinião LPTIC tratou-se de uma UC bastante interessante pois forneceu-nos conceitos e materiais úteis para a nossa futura profissão. Aprendi também diversas maneiras lúdicas e dinâmicas de trabalhar a Língua Portuguesa sem ser só com os típicos livros, mas sim também com estratégias atuais aos dias de hoje.
Raquel Carvalho
3º LEB-B
Comentários
Enviar um comentário